Algar Inovação

Ter inovação como competência básica, alinhada à estratégia e orientada ao mercado, é uma das diretrizes estratégicas do grupo Algar que buscamos praticar no dia a dia da organização.


8mil horas de treinamento em 2013 8mil horas de treinamento em 2013

Cada uma de nossas empresas mantém um Comitê de Inovação com a função de avaliar e coordenar a implantação de projetos que gerem novas receitas ou economia, e além de projetos que disseminem a cultura da inovação.


51milhoes investidos 810projetos 291 milhões de reais em ganhos


Desde 2001, aplicamos o Programa de Gestão de Processos (PGP) e o Programa de Gestão de Ideias (PGI), que estimulam a inovação em todas as áreas. Os autores das melhores ideias recebem gratificações financeiras, e os melhores projetos participam da Mostra Algar de Inovação. Neste período, foram investidos R$ 51,1 milhões, em 810 projetos e 558 ideias que, juntos, proporcionaram ganhos de R$ 291,6 milhões.


Utilizamos também a metodologia Innovatrix, que coloca em prática ideias inovadoras por meio de protótipos. Esta metodologia ajuda a desenvolver o espírito inovador do associado e incentiva a cultura da inovação.


Metodologia Innovatrix

  • Pense nas tarefas (JOBS)
  • Busque as Contradições e resolva
  • Use os Princípios Inventivos
  • Teste rapidamente - Protótipos
  • Modelo de Negócios - CANVAS