Gente servindo Gente

Uma máquina beneficiadora de arroz. Foi assim que a história do grupo Algar teve início. O ano era 1930, quando foi fundada a primeira empresa da Família Garcia, em Uberlândia - MG. O grupo Algar tem como alicerce a marca da personalidade de Alexandrino Garcia, seu fundador. Contudo, muito mais do que uma organização empresarial, este homem visionário deixou como legado suas crenças e valores, sua determinação e pioneirismo, sua vontade de servir e ensinar, sua fé inabalável no futuro do Brasil e a certeza de que nada impede o crescimento que nasce da força do trabalho bem intencionado.

Linha do Tempo

1930

Fundada a primeira empresa da família Garcia em Uberlândia, denominada José Alves Garcia e Filhos, com uma máquina beneficiadora de arroz.

Entre as décadas de 40 e 50

Negócios nos setores de comércio de automóveis e indústrias.

1940

Aquisição do Jornal Correio de Uberlândia.

1954

Constituição da CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central) em 15 de fevereiro deste mesmo ano.

1967

Incorporação de outras empresas - A CTBC segue com a incorporação de empresas de telefonia estabelecidas em 8 diferentes cidades.

1969

Fundada em Uberlândia (MG) a Gráfica Sabe - Sociedade Administradora Brasileira de Empreendimentos Ltda. (atual Algar Mídia), para publicação de listas telefônicas.

1976

Em 1976, constituição da ABC Táxi Aéreo (atual Algar Aviation).

1977

Criada a empresa ABC - Agropecuária Brasil Central S.A (atual Algar Agro). No ano seguinte, a empresa adquire a fábrica de óleo e derivados da Fujiwara Hisato, passando a produzir os óleos de soja ABC e Colorado.

1979

Aquisição do complexo turístico Pousada do Rio Quente, (atual Rio Quente Resorts), em parceria com Francisco Hiczy.

1982

Em 1982 é fundada a criação da Holding do grupo Algar.

1989

Profissionalização do Grupo com a contratação do executivo italiano Mário Grossi como vice-presidente executivo (CEO) da holding, com o desafio de promover a reestruturação necessária para os negócios. Foram também instituídos a filosofia Empresa-Rede, o Conselho Consultivo e o acordo de acionistas.

1994

O Grupo coloca em funcionamento, pela primeira vez no Brasil, conjunto óptico experimental e fibra óptica de Campinas.

Década de 90

Para acompanhar as mudanças do mercado e seguir como um conjunto de empresas competitivas, o grupo Algar passou por várias mudanças na década de 90.No período, ocorreu a saída do grupo dos setores de veículos (Irmãos Garcia, Garinco, Automag, Intermáquinas) e industrial (Emep, Telettra, Cristais, Dados) que tiveram seu crescimento na década anterior.

1996

Aquisição da Image TV, operadora de TV a cabo em Uberlândia e Araguari (antiga Cabo Total).

1998

Início das atividades da Universidade Algar, com o objetivo de preparar e desenvolver os Talentos Humanos em processos de educação.

Telefone celular pré-pago, pioneiro no Brasil e que posteriormente iria predominar no sistema de telefonia celular nacional. No mesmo ano é disponibilizado no mercado o Kit Pré-Pago CTBC Celular, em parceria com a Nec do Brasil e Gradiente. O cliente já sai da loja com o telefone ativado.

1999

Criação da ACS Algar Call Center Service (atual Algar Tech) e instituição de um Conselho de Administração composto com a maioria de seus membros independente.

2000

Criação da Algar Segurança, voltada para segurança patrimonial e controle de documentos.

2002

Criado o Instituto Algar, inicialmente focado em ações para a comunidade. Hoje coordena todas as ações corporativas nos âmbitos social, cultural e ambiental.

2009

Criação da monomarca.

2012

Em 2012 a Algar consolida sua presença nacional na capital Paulista.

2013

A Algar inaugura seu prédio em Belo Horizonte.

2013

1º Escritório Internacional na Colômbia.

2014

Aquisição da Asyst Service Desk.

2015

Aquisição da Optitel que é incorporada a Algar Telecom.

2016

Lançada a Algar Ventures.