Governança Corporativa

Boas práticas de governança corporativa são essenciais para zelarmos pelos propósitos e crenças do grupo Algar e direcionarmos adequadamente os negócios para a geração de valor, acompanhando o desempenho de nossas empresas e a gestão de capital. Por acreditarmos na importância estratégica da governança corporativa, buscamos aprimorá-la continuamente, incorporando as melhores práticas de mercado e os princípios reconhecidos internacionalmente.

Somos membros, desde 2010, do Latin American Companies Circle of Corporate Governance, fórum criado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela International Financial Corporation (IFC), do Banco Mundial, formado atualmente por 13 empresas líderes latino-americanas, que adotam boas práticas de governança corporativa, a fim de fornecer contribuições do setor privado para o desenvolvimento regional de governança corporativa e compartilhar suas experiências entre si e com outras empresas na região e além.

Também somos reconhecidos como referência em governança familiar, buscando sempre evoluir as melhores práticas. Fazemos parte do FBN – Family Business Network, fórum criado na Suíça, que congrega companhias de 60 países, onde temos integrantes da família controladora do grupo Algar na presidência do Capítulo Brasil e no Conselho de Administração do FBN International.

Criamos ainda, em 2016, o Conselho de Sócios, voltado a zelar pela sucessão e perenidade do patrimônio, de acordo com a aspiração de longo prazo dos acionistas. Instituímos, também em 2016, as Diretrizes de Governança do grupo Algar, política que têm como objetivo estabelecer e consolidar os princípios e práticas da Governança Corporativa e Familiar adotados, buscando alinhar os interesses de seus acionistas e demais stakeholderse promover a interação entre os principais órgãos de governança.

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

CONSELHO DE SÓCIOS

Fórum dedicado à estratégia de gestão da propriedade, integrando a governança corporativa e a familiar. Composto por acionistas e descendentes diretos, conta com nove membros. Com as atividades norteadas por regimento interno, realizou em 2016 quatro reuniões ordinárias e uma extraordinária.

CONSELHO DE FAMÍLIA

Subordinado ao Conselho de Sócios, é o fórum em que são discutidos os temas de interesse partilhados pela família. Criado há 15 anos, cabe a ele a gestão do capital humano familiar, composto pela formação, integração, informação e comunicação entre os membros da grande família, a gestão do legado e a promoção do orgulho de pertencimento. A atuação do Conselho de Família está baseada na Constituição da Família Garcia, que define as funções dos membros da família nas três esferas – Família, Propriedade e Trabalho. Em 2016, foram realizadas cinco reuniões. Em março de 2016 foram constituídos dois comitês de apoio: o comitê de Educação e o Comitê de Comunicação.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Focado em zelar pela perenidade do Grupo – o que inclui decisões estratégicas sobre alocação e retorno de capital, performance, gestão de risco e pessoas –, o Conselho de Administração desenvolve suas atribuições com base na cultura do grupo Algar, objetivando a geração de valor no longo prazo. Prezando a diversidade de perfis, conta com sete integrantes, sendo cinco independentes, sem vínculo com a Companhia ou com a família controladora. Nosso Estatuto estabelece a vedação do acúmulo de cargos executivos e no Conselho.

O funcionamento do Conselho, bem como suas responsabilidades e relacionamentos, está definido em Regimento Interno, conforme recomendações do Código de Boas Práticas de Governança Corporativa (IBGC). Em 2016, os conselheiros participaram de cinco reuniões ordinárias, obedecendo ao calendário estabelecido no Ciclo de planejamento e controle do grupo Algar, além de três reuniões extraordinárias. Todos os anos o órgão é submetido a avaliação, em três frentes: uma análise do Conselho enquanto colegiado, dos conselheiros, individualmente, e do Presidente do Conselho.

Composição do Conselho de Administração

Luiz Alberto Garcia
Presidente

Aguinaldo Diniz Filho
Conselheiro independente

José Luciano Duarte Penido
Conselheiro independente

Marianna Garcia Malachias Andrade
Conselheira

Eleusa Maria Garcia Melgaço
Conselheira

Nelson Pacheco Sirotsky
Conselheiro independente

Sergio Alair Barroso
Conselheiro independente

Silvio José Genesini Júnior
Conselheiro independente

COMITÊS DE ASSESSORAMENTO

O Conselho de Administração possui três comitês de assessoramento não deliberativos, formados por especialistas externos e conselheiros: Auditoria e Gestão de Riscos, Governança Corporativa e Talentos Humanos. Seu funcionamento, responsabilidades e relacionamento com Conselho, Diretoria e demais órgãos estão definidos no Regimento Interno.

Também conta com comitês temporários, instituídos a qualquer momento, quando identificada uma necessidade. Em 2016, por exemplo, foi estabelecido um Comitê de Finanças, criado especificamente para, em um determinado período, avaliar a metodologia e processo de análise e de priorização de projetos estratégicos.

Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos – Tem a função de assegurar qualidade, integridade, transparência e credibilidade às divulgações econômico-financeiras, além de ser diligente em relação à política adequada de gestão de riscos corporativos e operacionais, prezando pela efetividade aos processos de auditoria interna e externa, controles internos e cumprimento da legislação aplicável. Para isso, conta com o suporte da área de auditoria interna e dos auditores externos, que se reportam funcionalmente a este comitê e hierarquicamente ao Conselho de Administração. Em 2016, foram realizadas seis reuniões.

Comitê de Governança Corporativa – Tem, como missão, monitorar o funcionamento e a efetividade do sistema de governança corporativa do Grupo, propondo melhores práticas ou evoluções sempre que necessários, reforçando a visão de futuro dos acionistas e focando nas perspectivas de longo prazo. Em 2016, o comitê se reuniu uma vez.

Comitê de Talentos Humanos – Fundamentado em uma política de valorização dos Talentos Humanos, o comitê atua para garantir uma gestão estratégica dos associados que seja um diferencial competitivo da Algar, reconhecido e valorizado pelos stakeholders. Acompanha a formação e o desenvolvimento de lideranças, a política de remuneração, o clima organizacional e o programa de sucessão gerencial. Em 2016, foram realizadas quatro reuniões.

AUDITORIA INTERNA

Promove transparência e independência na avaliação dos riscos, controles internos, conformidade com regulamentações, normas, políticas internas e externas. Atua com base em um plano anual definido com o Conselho de Administração a partir dos principais riscos dos negócios. Em caso de não conformidades identificadas, são elaborados e acompanhados planos de ação para as recomendações apresentadas. Em 2016, foram efetuadas 48 auditorias nas empresas do Grupo.

A Auditoria Interna também é responsável pelo Canal de Integridade do grupo Algar. Administrado por uma empresa independente, o Canal de Integridade é voltado não apenas aos associados mas também a outros públicos de interesse que queiram reportar fatos e preocupações, ou esclarecer dúvidas sobre práticas e comportamentos relacionados à conduta ética, às políticas internas e ao cumprimento de leis e regulamentos. Os casos relatados são rigorosamente avaliados pela Comissão de Integridade e, quando identificado algum tipo de desvio, são dadas as devidas tratativas.

AUDITORIA EXTERNA

Emite opinião sobre as demonstrações financeiras mediante auditoria conduzida em linha com as normas brasileiras e internacionais. Desde 2014, os auditores externos são Ernst & Young Auditores Independentes S.S.

Código de Conduta – Documento que busca assegurar o nível mais alto de integridade e ética corporativa, servindo de referência para associados em seus relacionamentos com diferentes públicos, no desempenho de suas funções. Válido para todo o grupo Algar e periodicamente revisado – a atual versão foi publicada em 2014 –, estabelece os princípios que orientam as relações internas e externas de nossos associados, e deve também ser observado por parceiros, o que inclui terceiros e fornecedores. Está disponível aos associados por meio da intranet, e para fornecedores e demais públicos, na página do grupo Algar. Conduzido pela Comissão de Integridade, o Programa de Compliance estabelece ações estruturadas para sustentar a prática do Código de Conduta do Grupo Algar bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios que possam ocorrer.


Faça download do nosso Código de Conduta (PDF):

Clique Aqui